As aplicações de autor permitem personalizar as atividades, o que possibilita ao aluno realizar apredizagens com conteúdos multimédia do seu quotidiano (palavras, sons, imagens, voz,..), aproveitando desta forma o seu conhecimento contextual informal, para alavancar as aprendizagens académicas formais, como o ler, o escrever e o contar. A outro nível estas aplicações podem ainda possibilitar que o aluno seja editor ou coeditor, de atividades/jogos multimédia, numa perspectiva colaborativa e de mãos na massa, permitindo-lhe manipular, construir e reconstruir conceitos.
JClic
JClic é formado por um conjunto de aplicações informáticas que servem para construir diversos tipos de atividades educacionais (matemática, leitura/escrita, desenvolvimento de competências para a leitura e escrita) sob a forma de conteúdos Web: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto, palavras cruzadas. Tudo isto sem necessidade de conhecimentos de desenho ou programação Web.
Na biblioteca JClic (espaço de partilha) poderá visualizar as atividades disponibilizadas.
LIM
O sistema Lim é um ambiente para a criação de materiais educativos no formato de um livro multimédia interativo. É um executável pequeno que não requer instalação. É uma aplicação que permite criar conteúdos Web, de uma forma muito simples. Não são necessários conhecimentos de desenho ou programação Web.
Na biblioteca EDILIM (espaço de partilha) poderá visualizar as atividades disponibilizadas.
Ardora
Ardora é uma aplicação que permite criar conteúdos Web, de uma forma muito simples. Não são necessários conhecimentos de desenho ou programação Web.
Hot Potatoes
Hot Potatoes inclui seis aplicativos que permitem criar exercícios interativos de escolha múltipla, de resposta curta, de organização de frases, de palavras cruzadas, de correspondência /ordenação e de preenchimento de lacunas.
Hot Potatoes é freeware pode ser usado para qualquer finalidade ou projeto.
Construtor 2.0
Construtor 2.0 é uma ferramenta fácil de usar para criar atividades digitais personalizadas para qualquer nível de ensino. As atividades poderão ser construídas online através de um registo no site. No entanto poderá ser feito o download e instalação da aplicação, permitindo a edição das atividades no computador pessoal.
eXeLearning
eXeLearning é uma ferramenta de código aberto (open source) que permite criar conteúdos educativos com facilidade. Pode ser instalado em qualquer dos sistemas operativos (Windows, MAC e Linux) e é executado em qualquer navegador(Google Chrome, Edge, Mozzila Firefox, …). Para SO Windows e SO Linux possui uma versão “portable” executável de uma “pen USB”.
Com eXeLearning é possível:
- Criar recursos educativos com diferentes contextos: textos, materiais multimédia, atividades interativas, ligações para conteúdo em Internet...
- Escolher e personalizar o design do recurso
- Exportá-los em diferentes formatos: sítio web, ePub, SCORM (para Moodle e outros LMS)...